http://fotoportal.photoshop.com

Papel para impressão de exposição

Compartilhe

artur 36

Papel para impressão de exposição

Mensagem por artur 36 em Dom 11 Out 2009, 11:17

Boas alguem me pode ajudar sobre um tipo de papel\impressão para FOtos a Preto e Branco para exposição\concurso, inicialmente estava inclinado para o fine art mas depois tambem encontrei este papel
    http://www.colorfoto.pt/index.php?catalogo=1&categoria_id=222&produto_id=3082&indice=74&oldlimit=10
    Com ele posso imprimir em casa, que me dizem

Convidad
    Convidado

Re: Papel para impressão de exposição

Mensagem por Convidad em Seg 12 Out 2009, 01:21

Pessoalmente nuca usei papel de impressão para impressoras caseiras,acho um desperdício, quando temos bons laboratórios a fazerem boas impressões, é apenas uma opinião. Sempre imprimi tudo em Papel Polymax Fine Art da Kodak mas para película. No entanto no inicio do curso do AR.Co imprimia com Ilford Galery e achava o contraste bom, mesmo revelado em revelador Dektol da Kodak. Mas a Ilford é reconhecida por ter excelentes produtos fotográficos, na área de preto e branco. A cores o melhor que havia era o sitema deles Cibachrome para passagem de diapositivo para papel. Não existe colecção de arte de X museu que não tenha nos seus arquivos Cibachromes de autores conceituados, por isso esse papel não deve de ser mau.
    Se vais imprimir em casa, atenção à calibração da impressora.

artur 36

Mensagem por artur 36 em Seg 12 Out 2009, 13:34

nexus 6 escreveu:Pessoalmente nuca usei papel de impressão para impressoras caseiras,acho um desperdício, quando temos bons laboratórios a fazerem boas impressões, é apenas uma opinião. Sempre imprimi tudo em Papel Polymax Fine Art da Kodak mas para película. No entanto no inicio do curso do AR.Co imprimia com Ilford Galery e achava o contraste bom, mesmo revelado em revelador Dektol da Kodak. Mas a Ilford é reconhecida por ter excelentes produtos fotográficos, na área de preto e branco. A cores o melhor que havia era o sitema deles Cibachrome para passagem de diapositivo para papel. Não existe colecção de arte de X museu que não tenha nos seus arquivos Cibachromes de autores conceituados, por isso esse papel não deve de ser mau.
    Se vais imprimir em casa, atenção à calibração da impressora.

Boas, eu costumo imprimir 20x30 em casa com uma impressora canon IP4300, tanto em papel fuji como papel Canon os resultados foram sempre bons apesar de algumas vezes necesitar de repetir algumas impressões devido à calibragem da impressora, no entanto para preto e branco falta "aquele toque" (talvez por a minha iniciação na fotografia ter sido com película e ampliação manual feita pelos formandos em Ilford Multi-Grade que era sem dúvida excepcional) falta-lhe o grão, mesmo quando adicionado digitalmente não fica igual, por isso penso que um papel "texturado" dará "aquele toque" ás fotos a preto e branco, no entanto do que eu encontrei em Fine Art só encontro laboratórios para impressões iguais ou superiores a 30x40 e o preço é alto, €20,00 por um 30x40 é puxado para um fotógrafo amador em principio de "carreira" e ainda por cima as fotos que enviar para concurso não ficarei com elas

Convidad
    Convidado

Mensagem por Convidad em Seg 12 Out 2009, 14:40

artur 36 escreveu:
    (talvez por a minha iniciação na fotografia ter sido com película e ampliação manual feita pelos formandos em Ilford Multi-Grade que era sem dúvida excepcional)

Já somos 2 cheers
    Em relação ao grão, existe uma técnica para "imitar" mas como dizes não é a mesma coisa.
    Um Abraço

afonsorrmp

Mensagem por afonsorrmp em Seg 12 Out 2009, 19:22

Eu imprimo sempre em papel fuji, gosto imenso dos resultados...

artur 36

Mensagem por artur 36 em Ter 13 Out 2009, 00:08

afonsorrmp escreveu:Eu imprimo sempre em papel fuji, gosto imenso dos resultados...

Se tiveres hipótese experimenta o Canon, pelo menos para mim a imprimir a cores sobe um patamar em relação ao Fuji (sei que é dificil pois o fuji é muito bom) dando um melhor contraste e saturação às cores sendo no entanto um pouco mais caro, pois o preçode uma embalagem de 15 folhas 20x30 fica ao mesmo preço de 20 folhas da fuji de qualidade equivalente, pelo menos aqui pela zona

artur 36

Mensagem por artur 36 em Ter 13 Out 2009, 00:22

nexus 6 escreveu:
    artur 36 escreveu:
    (talvez por a minha iniciação na fotografia ter sido com película e ampliação manual feita pelos formandos em Ilford Multi-Grade que era sem dúvida excepcional)

Já somos 2 cheers
    Em relação ao grão, existe uma técnica para "imitar" mas como dizes não é a mesma coisa.
    Um Abraço

Eu pessoalmento uso o add noise com a opção de monocromathic seleccionada, aqui fica um exemplo

Convidad
    Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 13 Out 2009, 00:33

Eu uso outra, se quiseres exprimentar faz o seguinte
    Sobre a tua imagem, na paleta dos layers cria uma layer nova mas vazia
    Shift+Crtl+N
    Enche esta a preto
    Shift+F5 e escolhe Fill Black 100%
    Coloca essa layer em Modo Overlay e aplica-lhe o filtro que aqui falas
    Noise > Add Noise, Monochromatic Mas em modo Gaussian, agora brinca com os valores até estares satisfeito, se souberes trabalhar com Smart Filters melhor, assim podes voltar atrás.
    Nessa Layer aplica um filtro Blur > Gaussian Blur, e desfoca até teres um aspecto parecido com o grão dos filmes, que como sabes não era quadrado como os pixeis criados pelo Add Noise.
    E para finalizar só tens de acertar a Opacidade desta Layer de modo a adaptares o "Grão Digital" a teu gosto.
    Depois se usares diz se gostas, se tiveres duvidas apita.
    cheers

artur 36

Mensagem por artur 36 em Ter 13 Out 2009, 00:43

nexus 6 escreveu:Eu uso outra, se quiseres exprimentar faz o seguinte
    Sobre a tua imagem, na paleta dos layers cria uma layer nova mas vazia
    Shift+Crtl+N
    Enche esta a preto
    Shift+F5 e escolhe Fill Black 100%
    Coloca essa layer em Modo Overlay e aplica-lhe o filtro que aqui falas
    Noise > Add Noise, Monochromatic Mas em modo Gaussian, agora brinca com os valores até estares satisfeito, se souberes trabalhar com Smart Filters melhor, assim podes voltar atrás.
    Nessa Layer aplica um filtro Blur > Gaussian Blur, e desfoca até teres um aspecto parecido com o grão dos filmes, que como sabes não era quadrado como os pixeis criados pelo Add Noise.
    E para finalizar só tens de acertar a Opacidade desta Layer de modo a adaptares o "Grão Digital" a teu gosto.
    Depois se usares diz se gostas, se tiveres duvidas apita.
    cheers

Tenho de experimentar, se bem que tá dificil pois ando à cerca de dois meses com uma tarefa entre mãos, organizar toda a colecção de fotos (é o que dá desarregar as fotos para o pc e não fazer logo uma escolha) e ainda por cima vou tentar participar nos novos talentos Fnac, mas talvez use as fotos para o concurso para experimentar pois a ideia é fazer um portfolio todo a preto e branco ao estilo documentário, mas desde já obrigado pela dica

Convidad
    Convidado

Mensagem por Convidad em Sex 16 Out 2009, 19:05

Boas Já agora aqui fica mais um.
    Na volta já estás a imprimir mas, um amigo meu que gosta de imprimir em casa usa Epson Photo Paper, diz que leu numa PC Guia de 2008 que além do que estás a usar, Ilford Galarie, este ganhava uma boa nota, 8, numa escala de 0 a 10, e passava nos seguintes testes:
    Melhor Fiabilidade de Cor, Melhor Detalhe, Melhor Textura de Imagem, Melhor Qualidade Geral.
    É uma questão de comprares uma e experimentares.

Data/hora atual: Seg 21 Maio 2012, 12:28