http://fotoportal.photoshop.com

Dúvida sobre impressão de fotos digitais numa casa de fotografia

Compartilhe

Madin1970

Dúvida sobre impressão de fotos digitais numa casa de fotografia

Mensagem por Madin1970 em Qua 09 Set 2009, 00:48

Boas Noites,

Gostaria de expor um problema que me surgiu e gostaria de uma opinião vossa...
    Ontem fui colocar 3 fotos que levava numa vulgar pen num fotógrafo para executar uma impressão em 15x20. Todas as fotos têm resolução 1600x1200. Passada 1/2h o serviço estava pronto, a rapariga entregou envelope mostrando as fotos sem eu reparar em pormenores. Pareceram-me impecáveis na altura, mas quando cheguei a casa não gostei muito do que vi! Todas as 3 fotos estão longe dos originais! Conseguiram ampliar de tal forma que roubaram 3cm no comprimento (1,5 de cada lado) e 2cm na altura (1 de cada lado). Acham isto normal?
    Já fui à loja hoje apresentar reclamação e o que me disse foi que a máquina corta todas as fotos!
    Será verdade ou a menina não pesca muito do assunto!
    Já estive a verificar no Photoshop em casa e quando tento fazer um crop com as medidas 15x20, está proporcional! Afinal quem tem razão? O Cliente ou o menina?
    Eu é que não gostei de verificar que tinha mais de 1cm acima da minha cabeça na foto digital original e no papel há um corte ao nível da testa!!!! Até dá vontade de rir!!!! Smile
    Enfim! Sem comentários!!! Sad

RFVieira

Re: Dúvida sobre impressão de fotos digitais numa casa de fotografia

Mensagem por RFVieira em Qua 09 Set 2009, 06:42

Para mim isso é como os restaurantes. Quando servem mal não volto lá.
    Nota-se que para além de ter havido falhas na execução do trabalho, houve desrespeito e desinteresse pelo cliente, o que para mim ainda é o pior.
    Ao receber a queixa, a menina deveria ter aceite que realmente havia esse erro e poderia tentar re-imprimir o trabalho. Não seria por 3 fotos que iriam ter prejuízo.
    Eu costumo imprimir num laboratório que funciona bastante bem e rápido, mas levo os ficheiros já nas dimensões certas a 300 dpi com o crop feito por mim.
    Nunca tive surpresas e sai tudo como o esperado.

jimi

Mensagem por jimi em Qua 09 Set 2009, 08:44

que máquina tens?
    isso ja me aconteceu porque a minha camara é Canon que tem um a relação 3:2, ou seja o format 15x20 não funciona porque 15x20 tem uma relação de 4:3.

por isso as impressoras cortam as fotografias, tambem se podem usar barras pretas por exemplo criando uma moldura de forma a que a foto fique com a relação 4:3 para ser impressa em 15x20, ou acertar em casa as dimensões, fazendo crops etc...

e aconteceu-me na fnac do chiado, fiquei lixado mas eles não quiseram saber disso para nada, o melhor mesmo é levar tudo preparadinho de casa.

abraços

helder

Mensagem por helder em Qua 09 Set 2009, 10:14

É normal essa situação acontecer devido às diferenças que o jimi explicou, agora o que está mal nas casa de fotografia é que não nos explicam isso quando vamos imprimir. Porque deviamos ser esclarecidos à partida sobre esse corte que a maquina faz e optar entre a foto cortada ou com margens...
    Outro problema que surge muitas vezes (e neste caso só tenho experiencia com a fotosport) é o facto das fotos quando imprimidas nas maquinetas o contraste fica muito alterado e tenho tido fotos que saem muito escuras. É algo particularmente irritante em fotos com pessoas em que as caras perdem todo o detalhe...

jimi

Mensagem por jimi em Qua 09 Set 2009, 10:37

helder escreveu:É normal essa situação acontecer devido às diferenças que o jimi explicou, agora o que está mal nas casa de fotografia é que não nos explicam isso quando vamos imprimir. Porque deviamos ser esclarecidos à partida sobre esse corte que a maquina faz e optar entre a foto cortada ou com margens...
    Outro problema que surge muitas vezes (e neste caso só tenho experiencia com a fotosport) é o facto das fotos quando imprimidas nas maquinetas o contraste fica muito alterado e tenho tido fotos que saem muito escuras. É algo particularmente irritante em fotos com pessoas em que as caras perdem todo o detalhe...

para mim este será o maior problema porque podemos levar tudo certinho mas não controlamos a parte da impressão.
    também já passei por isso claro e fiquei cheio de vontade de investir numa impressora e fazer eu as impressões.

Mas o guito é curto, as impressoras até podem ser acessíveis, o problema são depois os tinteiros e o papel etc...sai um bocado caro.

abraços

Photo_Retard

Mensagem por Photo_Retard em Qua 09 Set 2009, 11:12

Costumo fazer as fotos na MediaMarkt e não tenho tido grandes problemas:
    -houve uma situação em que fiz 2 ou 3 fotos a preto e baranco e saiu verde escuro; a menina repetiu as fotos, ficaram na mesma e ela não conseguiu resolver o problema, disse que era da calibração do papel (?) e que só no dia seguinte o colega poderia tentar resolver o problema. Entretanto, um fotógrafo conhecido disse-me que o preto e branco é difícil de afinar e está sujeito a essas variações; e que a melhor solução para o evitar é fazer em sépia (!)
    - houve uma outra situação em que a máquina produzia riscos na superfície das fotos, por falta de manutenção ou limpeza
    De resto, o trabalho é geralmente aceitável e barato.
    (a parte triste é que o pequeno fotógrafo de rua (comércio tradicional) não consegue competir com os preços destas grandes superfícies, tal como acontece em outras áreas do comércio)

Quanto aos cortes que foram antes referidos, se as fotos íam com 1600x1200 e foram pedidas em formato 15x20, não podiam ter corte nenhum: provavelmente houve aí um erro qualquer de operação por parte da menina.
    A maioria das reflex tem sensor 3:2 (exceptuando as Olympus, as Sigma e uma outra de que não me recordo...). Se queremos fotos em formato 15x20 (4:3), por exemplo, o melhor é fazer o crop em casa e na posição que queremos, caso contrário arriscamo-nos a ter surpresas.
    A MediaMarket mudou recentemente as máquinas onde fazemos a inserção dos cartões/pen's de memória: se tivermos fotos 3:2 e seleccionarmos formato 15x20, por exemplo, ela mostra-nos, na pré-visualização, onde vai ficar o corte.

helderito

Mensagem por helderito em Qua 09 Set 2009, 11:22

Já passei por uma situação semelhante em que me desloquei a uma loja de impressão para saber preços e também detalhes de impressão das máquinas! Quando perguntei à menina qual era a resolução de impressão das máquinas. A resposta que me deram foi algo do género. "Tem muito boa qualidade de impressão!". Fiquei a saber o mesmo.

Como fiquei com a pulga atrás da orelha, preparei os trabalhos com margem para cortes. Após a impressão (área pretendida era de 18,5x18,5cm) as fotos aumentaram 5mm. Tive sorte desta vez.

Wink

afonsorrmp

Mensagem por afonsorrmp em Qua 09 Set 2009, 11:56

[quote="Photo_Retard" disse que era da calibração do papel (?)[/quote]

Ainda hão de me ensinar a calibrar o papel....

RFVieira

Mensagem por RFVieira em Qua 09 Set 2009, 13:50

Essa questão de calibração do papel é verdade.
    As máquinas "imprimem" de forma óptica, tal como nos ampliadores de película.
    A imagem é projectada na cabeça da máquina para o papel. Depois é banhado em várias fases (revelador até fixador) como qualquer fotografia (seja digital ou não) e por fim a secagem e corte (se houver).
    Acontece que cada vez que se troca um dos rolos da máquina (podem ter 2,4 ou mais rolos conforme a máquina)é necessário proceder à calibração.
    Esse processo é feito por impressões de padrões de teste e ajustes via software até atingir o equilíbrio de cor correcto (tal como os brancos numa máquina fotográfica).
    Estes perfis de papel são definidos para cada bobine de rolo de forma a que a máquina possa utilizar um perfil para cada rolo (tamanho diferente, mate/brilhante, etc.). Claro que todo este processo não vai fazer nada ao papel e sim á forma como a imagem é projectada sobre ele, mas o processo é conhecido como calibração de papel.
    O que acontece é que quando termina um rolo e se troca por outro de papel equivalente (mesma marca/tipo, etc) o funcionário, por vezes, não quer ter o trabalho de calibrar o "papel" e podem surgir situações de pequenas falhas principalmente na cor.

Quanto aos cortes na foto, pelo que percebi da mensagem do Madin, as fotos já estavam na proporção certa para 15x20 (4x3) e mesmo que não estivesse não haveria necessidade de cortar nas duas dimensões tal como ele refere "Conseguiram ampliar de tal forma que roubaram 3cm no comprimento (1,5 de cada lado) e 2cm na altura (1 de cada lado)"

afonsorrmp

Mensagem por afonsorrmp em Qua 09 Set 2009, 14:07

já me ensinaram Very Happy

Data/hora atual: Ter 21 Maio 2013, 15:44