por Earendill em Qua 09 Fev 2011, 10:47
Se queres pedir dinheiro pelos teus trabalhos o que deves antes de tudo fazer é falar com fotografos profissionais que ja andem por aqui há muito tempo, e como o Helder disse e muito bem, tentar apanhar umas luzes dos tipos de fotos e dos tipos de mercados aos quais queres chegar.
As fotos que queres vender,podem ser, para jornais, imagina que estas a passar num sitio onde esta a acontecer alguma coisa diferente, imagina um assalto ou algo do género, e tens essas fotos exclusivas que serão fáceis de vender.
Tens as fotos de desporto, que alguns jornais procuram para comprar. Tens fotos de desportos radicais que alguns sites e canais de tv compram, nomeadamente o Fuel tv.
Online, é mais complicado a venda de fotos, mas por exemplo tens do Deviant Art, o modo de comprar as fotos que tens expostas na galeria, em tamanhos grandes. claro que depois estás a dar a uma pessoa uma copia de uma imagem tua com muita definição, e isso não é boa ideia.
A melhor maneira de vender para mim são os casamentos e baptizados, e festas, ai consegues trabalho. ( Se bem que eu Recuso-me a fazer este tipo de coisas )
Para mim a forma mais segura de vender arte é a física, seja em exposições, ou mão a mão.
Podes ter um site de alojamento online, e nesse site colocas o teu mail ou numero de telefone, para vender as imagens.
Tenho visto pessoal a fazer isso, e alguns têm-se safado.
Tens um N de situações diferentes.
Eu por exemplo fiz um esquema de pagamento, com numero de fotos vs numero de fotos escolhidas e não usadas, vs tempo, vs material, vs o que fotografar, e a dificuldade em o fazer.
É assim que tenho feito os orçamentos quando me pedem trabalhos.
E agora tenho de alterar isso com o estúdio ai a rebentar, porque já é uma situação diferente, e mesmo que o esquema de pagamento seja universal, tenho de lhe dar umas limadas.
Cada trabalho é diferente do anterior, e quando perceberes isto, mais fácil vai ser fazer os orçamentos.