http://fotoportal.photoshop.com

venda de fotografias

Compartilhe

rubenagra

venda de fotografias

Mensagem por rubenagra em Ter 08 Fev 2011, 18:58

boa noite!

bem o que eu gostava de saber era um preço pela qual eu pudesse vender fotos.

por exemplo para um jornal?

ou para paginas online?

pergunto isto porque nunca cobrei € por fotos mas tendo em conta a situação do país é preciso negociar Wink

rubenagra

Re: venda de fotografias

Mensagem por rubenagra em Ter 08 Fev 2011, 23:19

anda tudo fugido lol!

Pedro

Mensagem por Pedro em Ter 08 Fev 2011, 23:21

Eu por acaso já tinha lido, mas não faço ideia sobre o preço.

Nunca tirei fotos para vender, e algumas nem eu comprava Smile

helderito

Mensagem por helderito em Qua 09 Fev 2011, 10:23

A questão por vezes não se põe pelo preço, mas sim com o objectivo final da foto vendida. Não é assim tão preto no branco!

Para quereres vender, alguém terá de a comprar, logo terás de ter uma empresa aberta para emitir facturas/recibos das vendas.

Depois tens ver as alíneas dos direitos de autor. Tens de decidir e informar por escrito sobre as condições do uso da imagem. Apenas para aquela publicação e depois não poderá ser usada em mais lado nenhum. Podem usar da forma como quiserem, onde quiserem e das vezes que quiserem. Também te podem pedir exclusividade absoluta sobre uma determinada foto, etc,...

Como podes ver, o preço aqui acaba por ser secundário.

helderito

http://helderito.photoshop.com www.flickr.com/photos/helderito

Earendill

Mensagem por Earendill em Qua 09 Fev 2011, 10:47

Se queres pedir dinheiro pelos teus trabalhos o que deves antes de tudo fazer é falar com fotografos profissionais que ja andem por aqui há muito tempo, e como o Helder disse e muito bem, tentar apanhar umas luzes dos tipos de fotos e dos tipos de mercados aos quais queres chegar.

As fotos que queres vender,podem ser, para jornais, imagina que estas a passar num sitio onde esta a acontecer alguma coisa diferente, imagina um assalto ou algo do género, e tens essas fotos exclusivas que serão fáceis de vender.

Tens as fotos de desporto, que alguns jornais procuram para comprar. Tens fotos de desportos radicais que alguns sites e canais de tv compram, nomeadamente o Fuel tv.

Online, é mais complicado a venda de fotos, mas por exemplo tens do Deviant Art, o modo de comprar as fotos que tens expostas na galeria, em tamanhos grandes. claro que depois estás a dar a uma pessoa uma copia de uma imagem tua com muita definição, e isso não é boa ideia.

A melhor maneira de vender para mim são os casamentos e baptizados, e festas, ai consegues trabalho. ( Se bem que eu Recuso-me a fazer este tipo de coisas )

Para mim a forma mais segura de vender arte é a física, seja em exposições, ou mão a mão.

Podes ter um site de alojamento online, e nesse site colocas o teu mail ou numero de telefone, para vender as imagens.

Tenho visto pessoal a fazer isso, e alguns têm-se safado.

Tens um N de situações diferentes.

Eu por exemplo fiz um esquema de pagamento, com numero de fotos vs numero de fotos escolhidas e não usadas, vs tempo, vs material, vs o que fotografar, e a dificuldade em o fazer.

É assim que tenho feito os orçamentos quando me pedem trabalhos.

E agora tenho de alterar isso com o estúdio ai a rebentar, porque já é uma situação diferente, e mesmo que o esquema de pagamento seja universal, tenho de lhe dar umas limadas.

Cada trabalho é diferente do anterior, e quando perceberes isto, mais fácil vai ser fazer os orçamentos.

Data/hora atual: Seg 21 Maio 2012, 12:13