http://fotoportal.photoshop.com

Lua

Compartilhe

skorpios

Lua

Mensagem por skorpios em Qua 08 Set 2010, 22:01

Para iniciar vou colocar a minha primeira foto à Lua com a ajuda do meu telescópio.
    Espero que gostem

Ver a técnica usada aqu:

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=74621&highlight=

Abraço
    skorpios

serafim silva

Re: Lua

Mensagem por serafim silva em Qua 08 Set 2010, 22:08

trabalho muito bem conseguido, parabéns

olga

Mensagem por olga em Qua 08 Set 2010, 22:30

Brutal!!! Smile

F_Pereira

Mensagem por F_Pereira em Qua 08 Set 2010, 23:19

muito bom sim sr....

ainda há dias falava com 1 colega de trabalho que se interessa por este tipo de observações e ele afirmava a pés juntos que coisas deste género eram impossíveis de fazer sem equipamento apropriado...

tens que postar mais umas coisas deste género.. Very Happy

arames

Mensagem por arames em Qui 09 Set 2010, 08:44

Boa imagem!!!!

cmpm

Mensagem por cmpm em Qui 09 Set 2010, 08:56

Boa foto.

Pena o Link que colocaste estar a dar erro fiquei curioso de saber como a conseguiste, era interessantes se pudesses fazer um pequeno tutorial para mostrar por aqui Wink

cmpm

Madin1970

Mensagem por Madin1970 em Qui 09 Set 2010, 10:32

Muitos parabéns pelo feito conseguido!
    O link é que não funciona!

Moura

Mensagem por Moura em Qui 09 Set 2010, 11:24

CANECO ... brutal ,parabéns ... imslow

Pedro

Mensagem por Pedro em Qui 09 Set 2010, 12:17

WoW Smile

skorpios

TÉCNICA UTILIZADA

Mensagem por skorpios em Qui 09 Set 2010, 15:14

Antes de mais os meus agradecimentos a todos pelos amáveis comentários!
    Realmente o Link não funciona. Eu mesmo não tenho acesso ao Digiforum.
    Creio que estão com algum problema ou então foram de férias para Copacabana Smile

Método:

Tenho um Telescópio ORION Starmax 127 mm EQ com uma distância focal de 1540 mm e uma abertura de 125 mm.
    Acoplei - apenas encostei manualmente-a minha compacta Leica D Lux-3 a uma ocular Orion Plossl de 25 mm: método afocal.
    O método impõe grande estabilidade pelo que se deve utilizar um tripé e um cabo disparador ou qualquer outro controlo remoto. Eu apenas encostei a lente da Leica à ocular e ao fim de algumas tentativas, não muitas, lá consegui esta imagem. Vê-se que a nitidez não é perfeita mas acho que resultou bastante bem.
    É, como se sabe, possível obterem-se fotografias extraordinárias do nosso satélite e mesmo de outros Planetas (dos que mais gosto por levar menos tempo!) ou do Céu profundo, utilizando as nossas câmaras digitais quer compactas quer SLR com a possibilidade de nestas se poderem utilizar várias lentes/objectivas , com recurso a adaptadores como aneis, tubos etc. e ainda as Webcams.
    Há vários métodos como por exemplo o de foco primário, projecção positiva, projecção negativa, compressão, projecção afocal. O último, é o método dos "preguiçosos" ou dos que não têm muito tempo disponível ou seja "projecção afocal" ( eu enquadro-me em ambos os grupos Smile )
    Para quem estiver interessado nestas coisas poderia indicar várias obras algumas delas que possuo mas aconselho para começar um" livrinho" muito bem escrito de um português que sabe muito destas coisas e que é " Fotografar o Céu de Pedro Ré" donde fiz um "scanner" da imagem que refere o método que utilizei e que insiro a seguir.

E pelo mesmo método mas com ligeiras alterações do "set up" também conseguí esta:

Na imagem da direita refere "Link abaixo". Já não me lembro donde retirei esta imagem. No digiforum deve estar.
    A imagem da esquerda, a minha, com um tratamentozinho no Photoshop poderia ter ficado melhor!

Como para mim é um prazer falar destas coisas!...Perdoem o "flood".

Espero que tenha sido do vosso agrado!

Cumprimento a todos
    H.Azevedo

Editei para juntar mais uma imagem da Lua que tirei mas esta com um tele-zoom da Nikon 400mm montada numa D2Xs o que dará a esta lente uma distância focal máxima de 600mm.
    Não tenho o EXIF porque não sei onde armazenei esta foto. Não tem tanto interesse mas aqui está. Reparem na transição lua/preto. Não me foi possível conseguir melhor!
    Como estou a iniciar-me neste Fórum não sei se estou a incorrer em alguma infracção colocando tantas imagens no mesmo post! Já li as regras mas...pode ter-me escapado algo.
    Ah esqueci-me de dizer que não tenho a certeza se utilizei um teleconverter 2X!

Última edição por skorpios em Qui 09 Set 2010, 16:34, editado 2 vez(es)

Data/hora atual: Seg 21 Maio 2012, 12:06